Gilberto Bondezan Holovatino
Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.
Textos

Excelentíssimos Senhores Diretores das Faculdades Integradas Campos Salles

Ilustríssimos Componentes desta Mesa

Meus Caros e Prezados Alunos

Srs. Pais, Familiares e Amigos

 

Antes de mais nada, quero dizer que fiquei extremamente feliz e emocionado por ter sido escolhido paraninfo desta turma, para mim é muito especial por que já estive neste auditório sentado nessas poltronas onde recebi o meu diploma e também por que juntos enfrentamos algo inimaginável, a pandemia.

Confesso que a cada aula, online ou presencial, o que mais me deixava feliz era a sensação de que podia contribuir, de alguma forma, para o crescimento de vocês.

Tivemos momentos polêmicos, lúdicos, sérios, críticos, mas sempre dentro de um clima de respeito e liberdade. Sabemos que estas condições são essenciais para que haja um debate franco de nossas ideias e, ao mesmo tempo, a formação de bons profissionais e cidadãos.

Vou tentar ser sintético, pois no início estava tão nervoso e não sabia se escrevia uma odisseia de três volumes, ou apenas uma carta, afinal a maioria de vocês sabe do meu amor pela escrita!

Sei o quanto essa solenidade é importante para vocês, formandos, mas sei também que é provavelmente, ainda mais importante para seus pais, familiares e as pessoas que os amam.

Sendo assim, expresso nesse momento aos senhores Pais, esposas, maridos e demais familiares dos formandos, meu respeito e admiração pelo indispensável apoio e incentivo oferecido a eles no decorrer do curso, e se me permitem, quero em especial saudar a Sra. Simone, esposa do querido aluno Fabião que sempre estava presente nas minhas aulas online dando todo apoio ao marido, como eu disse inúmeras vezes, você também merece os cumprimentos por todo esforço! Gratidão!

A faculdade, que era um sonho, tornou-se agora realidade, talvez o maior passo até o momento para a sua realização pessoal e profissional.

A persistência de vocês está sendo recompensada. O passado é o ontem… não volta mais, apenas nos ensina a não cometer mais os mesmos erros.

O presente é o agora, uma tênue percepção da existência que separa o passado do Futuro…

Futuro que se desdobra em uma página em branco que vocês podem preencher como vocês bem entenderem.

Falando em passado, presente e futuro…. Uma singela viagem ao passado…

Alguns anos atrás vocês bateram à porta da faculdade buscando conhecimento, e se tornaram aprendizes de custos, finanças, contabilidade, ética entre outros….

Tentou-se muito transmitir e ampliar o que vocês já traziam na bagagem…

Já dizia Luca Paccioli, “Sem matemática não há arte.” E “A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa” No início tudo era novo e desafiador, mas vocês somaram conhecimento, subtraíram duvidas, dividiram angustias e no fim o resultado do exercício na DRE da vida é o lucro que colhem agora.

Vocês foram como um rio foram abrindo o seu espaço. No início o caminho é solitário, com a busca de livros, sites, vídeos, entre tantas fontes. Noites intermináveis de aula e estudos, abrindo mão de família e amigos.

Mas no seu percurso, um rio encontra outros, e sempre soma suas águas.

Então, o caminho deixa de ser solitário, e durante a graduação vocês se tornaram nossos companheiros e de seus colegas também, se preocupando e ajudando a quem precisasse não é mesmo Perci?

Experimentando o lado emocional e espiritual da futura profissão de vocês.

Assim perceberam que não é só o conhecimento que será exigido de vocês, até porque não é só de pão que vive o homem.

O rio muitas vezes se tornava turbulento, e nem sempre tudo foi Lucro, muitas vezes estava mais para o prejuízo, não é?

Buscamos juntos concentrar o conhecimento e jamais depreciar, depreciar até a exaustão apenas as preocupações e ansiedades… ações e reações que auxiliavam o aprendizado de vocês.

Hoje é o início do futuro… e quero dizer que A chave para o sucesso não é o esforço, o esforço em si torna o caminho mais fácil, mas o esforço em si não garante a vitória, muitas vezes nos jogamos de cabeça num esforço sobrenatural e vamos além das nossas capacidades, esquecendo totalmente da diferença entre quantitativo e qualitativo.

Neste momento quero dizer que a linha de chegada da nossa vida, quando a gente está querendo conquistar alguma coisa, não é especial simplesmente por que você vai ultrapassa-la, ela se torna especial por que quando você chega nela você vai olhar para trás e você vai ver o quanto precisou evoluir, quando você olhar para trás você vai ver todas as vezes que você caiu e todas as vezes que você precisou se mais forte para conseguir levantar, vai ver todas as vezes que precisou se reinventar para seguir lutando, é isso que vai tornar a linha de chegada especial, a vida é assim, num primeiro momento a gente pode não reconhecer ou entender o motivo, mas quando a gente chegar lá vamos olhar para trás e ai sim entenderemos que valeu a pena!

Cito um trecho escrito por Friedrich Nietzsche

“Se te apetece esforçar, esforça-te;

Se te apetece repousar, repousa;

Se te apetece fugir, fuja;

Se te apetece resistir, resista;

Mas saiba bem o que te apetece, e não recue ante nenhum pretexto, porque o universo se organizará para te dissuadir”..... Assim falou Zaratustra

 

Em outras palavras, ainda que o universo tente te desviar dos seus propósitos, resista, siga em frente, para trás, nem para pegar impulso, por que digo com toda experiência que foi dessa forma que aprendi o que é imortalidade.

O importante não é o que levamos dessa vida, até porque dela não levamos nada….

O que realmente importa é o que deixamos….

A imortalidade não está em nós, está naqueles que nos cercam…

e vocês se tornaram imortais….

Pois sempre lembrarei de vocês, não como memórias em meu cérebro, mas como lembranças guardadas em meu coração…

E até meu último dia de vida, falarei da minha felicidade deste dia.

Termino dizendo até breve minha colega e meu colega, espero vê-los em breve recebendo todas as honras como esta que recebi de vocês….

Contem sempre comigo

Muito obrigado!

 

Prof. Gilberto Bondezan Holovatino - 06/2022

Gilberto Holovatino
Enviado por Gilberto Holovatino em 12/06/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras